segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A História recente de Guarulhos


Ela, a História política de Guarulhos, começa na década de sessenta. Quando uma família rica e poderosa, que desde que mudou para cá se associou ao poder concordando com aquilo que chamavam de partido político na época chamada Arena  (Aliança Nacional Renovadora), que comandavam o pais. A então oposição chamada MDB (Movimento Democrático   Nacional) até que tentava fazer oposição, mostrando ao povo que aquela situação estava errada e que o país precisava de democracia. Mas voltando a cidade de Guarulhos, a tal família controlava totalmente o poder  político local, inclusive era comum a compra de votos, pois eram muito ricos. Uma de suas maiores propriedades, a principal empresa de ônibus da cidade comandava o meio de transportes coletivos e não permitia de forma nenhuma a concorrência.
A cidade se limitava a assistir passivamente ao abandono que a sujeitavam. Faltava tudo: asfalto, rede coletora de esgoto, água tratada, escolas e principalmente o transporte coletivo, que era de péssima qualidade - pois os ônibus eram sujos, velhos e lotados.
Os anos foram passando e eles sempre ricos e sólidos. Até que na década de oitenta, um morador da cidade fundou um semanário chamado Olho Vivo*, que pretendia começar uma luta - ainda que fosse a luta da formiguinha contra o elefante. A ditadura militar já estava em decadência e a oposição começava a ganhar espaço. Vale lembrar que foram vinte anos de governo autoritário e por isso, uma descrença e indiferença para com a classe política. Era preciso então reascender no povo a esperança perdida.
Nessa época o jornal Olho Vivo se tornou um meio de reconquistar a democracia e uma voz de poder para o povo. A estrutura política passou a ser diretamente combatida e criticada por esse jornal. O único partido de oposição, o MDB, ganhou grande respeito da população. A família poderosa se antecipou e trocou de partido. Parecia que seria eterna a dominação deles. Enquanto isso, o pequeno jornal continuava sua luta. Foi então que ocorreu um fato inesperado: um prefeito do grupo dos poderosos foi acusado de corrupção (não vou aqui entrar em detalhes) e de fato ficou comprovada a corrupção. Ele foi cassado e isso reanimou a discussão política na cidade e, ao mesmo tempo, devolveu o crédito na oposição. O agora jornal Olho Vivo ganhou um grande impulso, pois passou a ser visto como representante da população. Então, de forma oportuna, o pequeno jornal foi mostrando ao povo a necessidade de uma conciência política, divulgando de forma constante toda corrupção que havia no poder. Mas a oposição ainda estava longe de alcançar o poder. Foi então que um promotor resolveu denunciar um dos muitos casos de corrupção. Foi ameaçado por eles , precisou de proteção policial mas não desistiu.
Finalmente o império começava a ruir, vários partidários do prefeito foram acusados, processados e cassados. Todo esse processo foi acompanhado e relatado para a população pelo pequeno jornal - ele era o único pois a grande impressa de São Paulo nunca deu atenção para nossos problemas.   
Vieram novas eleições, o povo estava devidamente esclarecido e entendeu que era hora de mudar. Foi o que aconteceu.
Ainda há muito a conquistar, mas uma coisa é certa: nunca mais voltaremos àqueles dias de imperialismo ditadorial.

*O antigo jornal Olho Vivo mudou de nome, passou a chamar-se Diário de Guarulhos (http://www.diariodeguarulhos.com.br)
Jose Bisoffi

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado a história de guarulhos desde que cheguei aqui em 19 de novembro de 1980. Hoje com mais de trinta anos nessa cidade e só pude ver mudanças nessa ultima decada, mesmo assim ainda sinto que a nossa cidade vive em atrazo absoluto. Hj a cidade de guarulhos sendo o segundo maior municipio do estado de sp em população, arrecadação,com quase um milhão e quatrocentos mil habitantes, não temos um parque de area de laser pra esse povo todo. Não temos um time na primeira divisão e nem estrutura para o tal. Falta corredores de onibus, falta respeito pra a população que se humilha pra pegar esses onibus lotados. falta planejamento e pessoas capacitadas para cargos que não tem se quer um pouco de conhecimento. Prova disso foi a implantação de bilhete único, numa cidade que as ruas parecde mais um quijo suiço. Onde a prefeitura remendo os asfalto de maneira incorreta e o SAE faz buraco onde as ruas estão boas e o mesmo tampa simplismente pra tampar com uma semana o buraco volta a ficar exposto, transformando ruas cheias de andulações. E assim vou vivendo junta com essa massa. Hj sinto por todo esse povo. conheço toda periferia de guarulhos, vindo da divisa de sp por vilão galvão, cabuçu, novo recreio, mikail, primavera, tanque grande, pq santos dumont, tanque grande,vila rica, fortaleza (onde moro), soberana, capelinha, morro grande,agua azul mato das cobras bonsucesso,sadokim, aracilha,agua chata,itaim, pimentas, nova cumbica,vazea do palácio, porto da igreja,ponte grande, itapegica e jardim vila galvão. são alugns de bairrios q fazem fronteiras com outros muncipios. E o pior, a prefeitura gasta dinheiro colocando tartaruga nas ruas apertadas, sinaliza asfaltos q só tem lama quando chove e pó quando faz sol. Sou representante comercial e sei como anda as ruas da nossa cidade, sei quando faz sol e o pior quando chove. Os rios baquirivu e cabuçu nos deixa sempre ilhados. A vergonha maior é o trabalho q estão fazendo no baquirivu. Onde estão fazendo um paredão de conteção, sem antes fazer a limpeza e assolheamento do rio. Quanta burrice!!!!!!!!ninguem fiscaliza. precisa de pessoas que ame mais a nossa cidade, precisamos lutar mais pelos nossos direitos, precisamos de boas escolas pra nossos filhos, precisamos de uma cidade mordena e que seja exemplos pra outros municipios. Temos tudo aqui, só nos falta competecia. Admistrar nossa cidade como admistramos nossa casa. só isso. Não sei se irão ler tudo isso.
    um grande abraço á todos.
    Carlos matos
    carloss-matos@hotmail.com

    ResponderExcluir